x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
logo

Virtualização

                   

 

 

A virtualização é uma solução cada vez mais utilizada nas organizações que procuram alta disponibilidade, economia de recursos, gestão de TI mais eficaz e eficiência energética. Uma solução de virtualização, utilizando os softwares VMWare e VEEAM tem como principais vantagens:

 

- Gestão Centralizada

 

- Instalação, suporte e manutenção simplificados

 

- Independência do hardware. Possibilidade de adicionar hardware sem paragem das VMs.

 

- Migração de VMs entre servidores físicos sem interrupções. Deste modo poderá passar máquinas virtuais de servidores sobrecarregados para servidores que tenham mais disponibilidade, existindo uma gestão mais eficiente da carga a ser distribuída.

 

- Alocação de recursos de acordo com as necessidades das VMs. Poderá personalizar os recursos disponíveis por VM, assim como parametrizar uma alocação e balanceamento dinâmico através da relação recursos físicos e recursos necessários para as VMs.

 

- Facilidade de execução de backups - Alta disponibilidade. Num cenário de falha de um dos servidores físicos as VMs serão inicializadas no servidor que se encontra em funcionamento, de um modo rápido e automático. Caso existam varias VMs alocadas ao servidor físico em falha é possível definir uma prioridade de reinício das VMs. Caso exista uma falha geral no datacenter também é possível inicializar as principais VMs num sítio remoto.

 

- Redução de Custos. A migração de Sistemas Operativos existentes para VMs possibilita a execução de SOs antigos em hardware recente com custos de manutenção reduzidos. A existência de menos equipamentos físicos possibilita a economia de espaço e consumo energético. Também existe uma melhor gestão do hardware entre VMs reduzindo a ociosidade do equipamento.

 

- Aumento da Segurança. Usando VMs, pode-se definir qual o melhor ambiente para executar cada serviço aplicando diferentes políticas de segurança. Além disso, cada VM é independente das restantes VMs e da máquina hospedeira o que provoca que a vulnerabilidade de uma não prejudica os demais.